Tubos e conexões

Hoje em dia, a maioria absoluta das tubulações em uma residência (e fora dela também) é feita em cloreto de polivinila, que é obtido a partir de sal e de petróleo. Mas não chegue a uma loja de materiais de construção pedindo um tubo de meia polegada de cloreto de polivinila não, que você pode apanhar. Peça um cano de PVC que será atendido.

Uma residência normalmente utiliza tubos de 1/2 e 3/4 de polegada, que equivalem a 12 e 19 milímetros de diâmetro, respectivamente, apesar de existirem diversos outros diâmetros. Da mesma bitola dos tubos, existem as conexões – que servem para conectar. As mais utilizadas são:

Conexões

Conexões

  1. Luva – Serve para conectar dois elementos de rosca macho. Para emendar dois tubos, por exemplo.
  2. Joelho – Serve para fazer uma curva em 90°, como um tubo que sobe uma parede e tem que sair para conectar uma torneira, por exemplo.
  3. Bucha de redução – Se você tiver uma torneira de 1/2″ (aspa dupla é o símbolo de polegada) e a tubulação/joelho que chega na sua pia é de 3/4″. Existem reduções de vários tamanhos para vários tamanhos.
  4. T – Usado para criar uma derivação da tubulação. Dá para colocar várias saídas de água em um mesmo encaminhamento de tubos.
  5. Niple (ou nípel) – É o negativo de uma luva. Serve para conectar dois elementos fêmeas. Dá para ligar um joelho diretamente em um T.
  6. Bujão (ou plugue) – Serve como tampa de tubulação. Desistiu daquela torneira no meio da sala, então coloca um bujão no cano.

A fita veda rosca

Para garantir a vedação das conexões feitas em casa, é imprescindível o uso da fita veda rosca sempre. Além da função óbvia, ela também serve para facilitar a conexão, pois atua como lubrificante.

Os fabricantes aconselham que você dê de 3 a 5 voltas de fita sobre os fios de rosca do macho da conexão (se você não percebeu ainda, o macho é o que entra). Eu, particularmente, não coloco menos que 10 voltas para garantir que não haverá vazamento, mas lembrando que tudo demais é muito, e o excesso de fita veda rosca pode causar a obstrução parcial do tubo.

Assim como a parte elétrica, a hidráulica de uma casa é um assunto que tem que ser, se não dominado, pelo menos conhecido por um buliçoso que se preze.

Apesar de essa não ser a minha formação acadêmica (sou eletrotécnico), bulir com o desconhecido é o que separa os donos das donas de casa. E mesmo que isso cause prejuízo, nada tira o prazer de você ver saindo de uma parede toda esburacada, uma torneira torta enchendo uma pia suja.

Caramba, eu era muito machista…

Ursulão

Anúncios